Ao trabalharmos com o tema trânsito é fundamental percebermos a necessidade da sistematização do tema, ou seja, é preciso compreender que o trabalho deve ser contínuo e sistemático, incluindo o tema em todas as áreas de ensino. Os conteúdos, assuntos e questões abordadas, devem conduzir o aluno à interpretação, à análise, à reflexão, à compreensão das regras e leis. Através das temáticas e das atividades que abordam o assunto trânsito, em todas as áreas do conhecimento, os alunos devem ser capazes:
*Conhecer o espaço onde vivem, observando, analisando e refletindo sobre suas características;
*Compreender o trânsito como a necessidade e o direito que todos têm de locomover-se;
*Perceber o trânsito como um espaço democrático, público e compartilhado, fundamental para a convivência social;*Compreender o trânsito como a necessidade e o direito que todos têm de locomover-se;
*Adotar atitudes de respeito ao espaço público, preservando-o e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos;
*Adotar no dia-a-dia, atitudes de respeito às normas e regras do trânsito;
*Adotar no dia-a-dia, atitudes de respeito às normas e regras do trânsito;
*Ser capaz de compreender a relação existente entre o trânsito, a poluição ambiental, visual, atmosférica e sonora, criando, aplicando e contribuindo com atitudes efetivas de preservação ambiental;
*Discutir, refletir e contribuir na busca de soluções para os problemas vivenciados no trânsito;
*Compreender a importância do uso dos equipamentos de segurança no trânsito, valorizando sua própria vida e a vida das outras pessoas;
*Exigir seus direitos enquanto pedestres, passageiro e ciclista, questionando comportamentos que seja contrários ao seu direito de transitar com segurança.
A partir do levantamento, da coleta e da análise de dados estatísticos é possível o trabalho com esquemas, gráficos, tabelas, resolução de situações-problema, cálculos de valores atribuídos à multas, custos com acidentes de trânsito, análise de faixa etária envolvida em acidentes de trânsito, número de vítimas fatais, seqüeladas, quantidade e dimensão das sinalizações, frota veicular, densidade demográfica, extensão territorial, aumento populacional, pontuação referente à infrações de trânsito, etc. Não basta calcular índices, produzir gráficos e tabelas se o professor não oportunizar junto a seus alunos o debate e a manifestação de opiniões sobre as situações pesquisadas.
A HISTÓRIA E O TRÂNSITO
Ao incluir trânsito como tema transversal à História, o professor pode explorar os fatos históricos desde muito antes da invenção do automóvel, pesquisando as primeiras formas de locomoção humana, a história da cidade onde vivem,como era o espaço físico, a forma de vida, os costumes, etc. Coletar fotos antigas e estabelecer relações entre fotos atuais, percebendo as transformações ocorridas,Pesquisar sobre a evolução dos meios de transporte, fazendo a análise dos aspectos sociais . Os meios de transporte como necessidade e como bem de consumo; Analisar e refletir acerca de propagandas e da publicidade que explora o culto ao carro e todas as suas implicações econômicas, sociais e culturais; Discutir sobre o incentivo ao uso da bicicleta.
Os principais eixos condutores desta área do conhecimento são: ambiente, homem e tecnologia; Gases poluentes emitidos pelos veículos, a queima de combustíveis, poluição sonora, visual e ambiental. Os equipamentos de segurança, de sinalização e de fiscalização. Os acidentes de trânsito e suas conseqüências para o sistema de saúde pública. O estresse produzido pelos congestionamentos. A falta de manutenção preventiva e de conservação dos veículos. A evolução tecnológica dos veículos, o efeito estufa e suas relações com o trânsito, etc. As conseqüências do uso de drogas e de bebidas alcoólicas no trânsito. Os deficientes físicos e a mobilidade. Por sua abrangência, a área das Ciências Naturais permite a plena inclusão do tema trânsito em todos os seus conteúdos.
Através da abordagem do tema trânsito na Geografia é possível fazer o estudo do espaço geográfico e de suas paisagens oportunizando a análise e a reflexão do fenômeno da urbanização; Analisar diversos locais e refletir sobre quais deles apresentam maiores dificuldades de locomoção, de comunicação e de convivência social; Reconhecer e discutir sobre as ações do homem sobre o espaço e através do tempo e as conseqüências destas ações para si próprio e para a sociedade; Discutir sobre as formas de influência do trânsito na produção industrial e agrícola do país.
Através de atividades que facilitem o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da imaginação e da criatividade é possível trabalhar as diferentes linguagens artísticas como: pintura, escultura, música, teatro, dança, etc. através do tema trânsito. Visitas a museus, teatros, caminhadas pelos bairros da cidade, confecções de materiais, painéis e exposições com os mais diversos tipos de materiais como papéis, tintas, lápis, sucatas, etc. Organização de exposições com materiais relativos ao trânsito como por exemplo: sinalização.
A Educação Física pode incluir o tema trânsito em suas atividades ao trabalhar com noções de lateralidade e espaciais, imprescindíveis à locomoção. Atividades corporais de deslocamento que solicitem o domínio dos conhecimentos de esquerda, direita, para frente, para trás, etc. Promover atividades que envolvam a comunidade, como por exemplo um passeio ciclístico, traçando junto com seus alunos o trajeto a ser percorrido, discutindo sobre os equipamentos de segurança, analisando as regras estabelecidas para os ciclistas, refletindo sobre a melhoria da qualidade de vida através da prática de atividades físicas, entre outras questões, levando os alunos a compreenderem a necessidade da responsabilidade e do respeito ao compartilhar o espaço público.