-->

Objetivos

OBJETIVO DESSE SITE
Este espaço virtual tem como objetivo principal servir de ponto de encontro para a troca de experiências e de idéias entre os educadores que buscam ferramentas para desenvolver seus trabalhos de Educação Para o Trânsito de uma forma sistemática, contínua e transversal.


NOSSOS OBJETIVOS
Um de nossos principais objetivos é o de orientar e educar crianças, jovens e adultos, para que tenham um comportamento cordial, tranqüilo, humanizado e amistoso no trânsito. Afinal, o trânsito é um espaço público e compartilhado, onde podemos interagir com as outras pessoas, conhecer novos amigos, enfim, conviver respeitando os deveres e exigindo os direitos que temos, enquanto cidadãos que somos.


OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A Educação para o Trânsito, está alicerçada em um currículo teórico e prático, que propõe resgatar os valores sociais, conscientes, críticos e responsáveis pela segurança individual e coletiva no sistema trânsito. Deve também capacitar o homem para um agir reflexivo, perante as normas e regras pré-estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro. Um dos objetivos principais da Educação para o Trânsito é o despertar uma nova consciência em relação ao trânsito, que priorize o companheirismo, a cooperação, a tolerância, o comprometimento e a solidariedade, em substituição à competição, ao individualismo e ao exibicionismo. Essa educação deve estar baseada na prática de valores, habilidades e auto-estima, onde o valor da vida seja o foco primordial. Com o envolvimento da família também, deve-se busca alcançar este objetivo. Os pais são modelos para seus filhos que assimilam e copiam seus hábitos e atitudes, inclusive no trânsito. Se o exemplo que a criança tem é de um comportamento civilizado e prudente, provavelmente ela vai adotar uma conduta semelhante quando for adulta. É importante que se conscientize os pais sobre a necessidade de se reforçar em casa as orientações em relação a ética e a cidadania que são trabalhadas na escola. Só um processo contínuo de educação poderá fornecer ao ser humano meios de se adaptar as rápidas e constantes mudanças, pois a medida em que os membros de uma sociedade forem criando hábitos adequados, é natural que esses cidadãos passem a cobrar uns dos outros um comportamento mais responsável no trânsito. Em sala de aula, o tema trânsito pode ser trabalhado em todas as disciplinas, tanto como tema principal, como também para ilustrar os demais conteúdos, sem anular a importância do currículo escolar. O objetivo é ampliar o entendimento dos alunos para o exercício da cidadania nas vias públicas e fazer com que eles levem os conhecimentos adquiridos na escola, para dentro de suas casas de forma que esta ação ganhe significado na medida que a qualidade de suas vidas e da comunidade, mude para melhor.

 
Template Personalizado pelo Cantinho do Blog.Encomende o seu aqui