-->

Nossos Projetos


O PROGRAMA FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO, É PERMANENTE E É COMPOSTO POR DEZ PROJETOS EDUCATIVOS
1- PROJETO ALUNO-GUIA;
2- PROJETO E.V.T. – ESPAÇO VIVENCIAL DE TRÂNSITO;
3- PROJETO PROFESSOR MULTIPLICADOR DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO;
4- PROJETO TRAVESSIA SEGURA;
5- PROJETO AGENTE PALESTRANTE;
6- PROJETO MALA VIAJANTE;
7- PROJETO EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA INTERNET;
8- PROJETO FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO NA TV;
9- PROJETO AEs – ATIVIDADES EXTERNAS;
10- PROJETO CONCURSO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO.


1- PROJETO ALUNO-GUIA
O Projeto Aluno Guia em Balneário Camboriú, se constitui desde o ano de 2003, no trabalho de equipes de alunos que se encarregam de cuidar e auxiliar no controle do trânsito nas vias em frente às escolas ou nas suas proximidades nos horários de saída das aulas, onde se concentra o maior fluxo de alunos, auxiliando assim, na segurança da comunidade escolar, contribuindo para a melhoria das condições de fluidez do trânsito e também na preservação da integridade física de todos os cidadãos. O Projeto Aluno-Guia em Balneário Camboriú, tem como escolas participantes:
1- Centro Educacional Municipal Presidente Médici, localizada na Rua Paraguai, no Bairro das Nações;
2- Centro Educacional Municipal Governador Ivo Silveira, que se localiza na Avenida Santa Catarina, no Bairro dos Estados;
3- Escola Estadual de Educação Básica Presidente João Goulart, localizada na Rua 1.500, no centro;
4- Centro Educacional Municipal Nova Esperança, No Bairro Nova Esperança.

 
2- PROJETO E.V.T. – ESPAÇO VIVENCIAL DE TRÂNSITO
A antiga Mini Cidade de Trânsito e atualmente  chamado de  Espaço Vivencial de Trânsito, foi reformulado para atender as diretrizes pedagógicas de Educação Para o Trânsito, definidas pelo DENATRAN, onde prioriza-se o trabalho com as crianças não para que sejam futuros bons motoristas, mas sim, bons cidadãos e por consequência, bons pedestres, ciclistas e passageiros,  evidenciando-se a preservação da vida e a segurança  do ser humano e não da máquina (veículo).
O E.V.T. – Espaço Vivencial de Trânsito é um espaço destinado às atividades lúdicas e pedagógicas de Educação Para o Trânsito. Com linguagem simples, acessível e adequada a cada faixa etária, além de outras atividades dirigidas, são transmitidas aos alunos e visitantes as noções básicas de segurança no trânsito e reforçada a necessidade da conduta preventiva no trânsito, através de valores como a ética, o respeito, a solidariedade, a colaboração, etc.
Dinâmica da Atividade:
Os alunos se reúnem em equipes e discutem sobre o significado das figuras que estão nas placas;

Os Agentes de Trânsito e os colegas da turma complementam as explicações;
Cada grupo explica para os demais o significado de cada figura socializando os conhecimentos e trocando informações;

No decorrer da atividade, as crianças vivenciam situações do trânsito tanto como ciclistas quanto como pedestres;

Questões como a carona solidária e o uso do transporte coletivo são abordadas e incentivadas;

Os alunos também circulam pelas ruas do bairro recebendo orientações de como proceder em situações reais e que são vivenciadas no trânsito e no dia a dia;

Ao final das atividades, cada participante recebe um jogo de memória ou de tabuleiro, além de materiais informativos.



3- PROJETO PROF MULTIPLICADOR DE EDUC P/ TRÂNSITO
O projeto “Professor Multiplicador de Educação Para o Trânsito” busca oportunizar e valorizar a formação de profissionais da área da educação para atuarem dentro das escolas como multiplicadores dos temas trânsito, ética, cidadania, meio-ambiente, entre outros. A formação de professores multiplicadores é um processo de formação contínua, de estudos e de reflexão sobre a mobilidade, sobre o direito básico de deslocamento dos cidadãos, sobre a segurança, a acessibilidade, a qualidade de vida, o meio ambiente urbano e a sustentabilidade relacionados ao trânsito.
Fazem parte do projeto 45 instituições de ensino como: Centros Educacionais Municipais , Núcleos de Educação Infantil, Escolas Estaduais e Colégios da rede privada de ensino de Balneário Camboriú. Cada instituição, deve nomear um educador, para que o mesmo passe a integrar o quadro de professores multiplicadores. São realizados encontros bimestrais e semestrais, para a troca de experiências, cursos, palestras etc, que oportunizem aos professores as ferramentas, os recursos e os subsídios necessários para que os mesmos possam desenvolver de forma transversalizada o tema trânsito.

4- PROJETO TRAVESSIA SEGURA
Com o objetivo principal de desenvolver ações específicas de orientação do trânsito e de travessia de rua, promovendo a segurança dos alunos e de toda comunidade escolar que transita nos horários de entrada e de saída, os Agentes de Trânsito fazem o acompanhamento diário nas escolas que participam do projeto. Além do controle, da fiscalização e da orientação do trânsito no entorno das escolas, os Agentes Palestrantes passam por todas as salas de aula do ensino fundamental das escolas atendidas pelo projeto, para orientar e conscientizar as crianças e os jovens sobre as questões relativas à segurança no trânsito. Algumas escolas recebem cones para sinalizar e alertar aos motoristas para que reduzam a velocidade e redobrem a atenção na área escolar. São atendidas várias escolas que apresentam maior tráfego em seu entorno.


5- PROJETO AGENTE PALESTRANTE
O Projeto Agente Palestrante atende com palestras específicas diversos tipos de público. As palestras são direcionadas aos alunos, professores, pais de alunos, motoristas de ônibus, taxistas, motoristas profissionais, moto-taxistas e motociclistas proporcionando momentos de análise e de reflexão sobre os mais diversos aspectos relacionados ao trânsito, oportunizando aprendizagens que possibilitem a visão e a vivência no universo das relações humanas e do convívio social em busca da humanização do trânsito.


6- PROJETO MALA VIAJANTE
O Projeto Mala Viajante foi implementado para atender aos alunos da Educação Infantil. São desenvolvidas diversas atividades lúdicas como: contação de histórias, teatro de fantoches, dinâmicas de grupo, atividades interativas, entre outras, nos Núcleos de Educação Infantil, Centros Educacionais e demais Unidades Escolares, para os alunos na faixa etária dos 3 aos 6 anos.


 
7- PROJETO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NA INTERNET
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO PARA AS CRIANÇAS:
Um site direcionado ao público infantil, para divulgar e orientar sobre as questões relacionadas ao trânsito e a cidadania, procurando utilizar uma linguagem adequada às crianças as páginas do site, abordam assuntos e questões vivenciadas no dia a dia das crianças. Além de informativo o site tem algumas curiosidades sobre a história dos meios de transporte, brincadeiras, jogos e outras diversões. O espaço virtual tem como objetivos divulgar as ações desenvolvidas em Educação Para o Trânsito em nosso município e oportunizando o contato e a apropriação dos conhecimentos tecnológicos necessários para o acesso ao mundo virtual.
http://www.transitolandia.com/




EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO PARA EDUCADORES: É um espaço virtual onde é possível compartilhar, textos, artigos, campanhas, sugestões de atividades, projetos, entre outros, sobre Educação Para o Trânsito. As páginas são destinadas aos professores e educadores, onde é possível obter ferramentas e subsídios tanto teóricos quanto práticos de Educação Para o Trânsito.
http://www.educarparaotransito.com/




8- PROJETO FAÇA UM AMIGO NO TRÂNSITO NA TV
Desenvolvido em parceria com TV Cultura (TV Panorama) foram apresentadas diversas inserções durante a programação local com dicas e orientações sobre o trânsito de nosso município. As esquetes foram veiculadas no ano de 2008.




9 - PROJETO AEs – ATIVIDADES EXTERNAS
As atividades externas são realizadas para atender diversos tipos de público através de: blitz, abordagens educativas e de orientação. Atividades em projetos sociais, como: Agito no Bairro, Rua de Lazer, Feira do Livro, eventos em geral, SIPAT’s, CIPA’s de empresas, indústrias e organizações.


 
10- PROJETO CONCURSO DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
O concurso através da parceria entre FUMTRAN, LIONS Clube e Secretaria Municipal de Educação, busca oportunizar aos estudantes das escolas que participam do “Projeto Professor Multiplicador de Educação Para o Trânsito” a reflexão, a discussão e a compreensão dos valores relacionados à mobilidade urbana, a segurança, à eqüidade e à ética, preparando-os para o exercício consciente da cidadania, através de atitudes solidárias quando estiverem compartilhando o espaço publico que é o trânsito, conscientizando-os e a toda a população quanto às questões pertinentes ao trânsito de nossa cidade, contribuindo para a construção de uma convivência solidária de forma que todos possam estar unidos pela defesa da vida no trânsito. A cada ano ocorre uma edição do concurso. Em 2007 o tema foi o ciclista e em 2009 o tema foi o pedestre.
 
Template Personalizado pelo Cantinho do Blog.Encomende o seu aqui